Bauru reinaugura o Calçadão após obras de revitalização e modernização

Bauru, por meio da Secretaria de Infraestrutura, reinaugurou nesta sexta-feira o Calçadão da Rua Batista de Carvalho, no Centro. O Calçadão recebeu obras de revitalização e modernização, com uma reforma completa, que incluiu a troca de pisos, nova iluminação, cobertura dos arcos, novas floreiras, lixeiras e melhorias na acessibilidade, garantindo mais segurança para os frequentadores do Centro.

Foi a primeira revitalização desde a inauguração do Calçadão, em 1992. As obras foram executadas pela Walp Construções e Comércio Ltda, com investimento de R$ 5.706.461,41, com recursos próprios do município. Os sete quarteirões do Calçadão foram revitalizados. Os serviços foram realizados de forma gradual, com as obras em um quarteirão por vez, buscando reduzir o impacto para o comércio.

Bauru destacou a importância da reforma do Calçadão para o Centro. “O nosso Centro é histórico, e estamos buscando trazer vida novamente para esta região. O Calçadão é um símbolo de Bauru, as pessoas gostam de ir, passear, fazer compras, e agora terão um espaço mais adequado. E teremos mais obras, é apenas o começo de uma ampla revitalização do Centro”, disse.

O vice-prefeito lembrou que é uma tradição do bauruense ir ao Calçadão. “As pessoas gostam de frequentar o Calçadão, a reforma permitiu que o espaço ficasse mais adequado para a população”, frisou. A secretária de Infraestrutura comentou sobre a obra. “Foi um projeto que teve desafios, a obra começou, foi paralisada devido a problemas com a primeira empresa, e depois conseguimos dar sequência com outra empresa. O Calçadão ficou mais moderno e marca esse momento de renovação do Centro de Bauru”, disse.

A Câmara Municipal também disse que a reforma do Calçadão foi o primeiro passo para uma revitalização mais ampla do Centro. “O Calçadão é a principal via de comércio, e que precisava dessa modernização, juntamente com outras ações que permitirão dar mais movimento para a região central”, afirmou. O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bauru (CDL), representou o comércio na entrega. “O Calçadão é muito importante para o nosso comércio, especialmente para o Centro. A revitalização contribui para que o público possa voltar ao Calçadão, em um ambiente mais agradável”, concluiu.

Participaram da inauguração a prefeita, o vice-prefeito, os secretários de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, de Governo, de Aprovação de Projetos, de Assistência Social, da Educação, de Serviços Urbanos, de Habitação, de Agricultura e Abastecimento, de Esportes e Lazer, da Fazenda, da Administração, e de Comunicação e Eventos; o chefe de Gabinete, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, o presidente da Emdurb, o presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), e o presidente da Cohab.

Também estiveram presentes os vereadores, a diretora regional de Desenvolvimento Econômico do Estado, o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bauru (CDL), o presidente da Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib), o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bauru e Região (Sincomércio), e o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bauru (Sincomerciários).

O Viveiro Municipal fez a distribuição de plantas para o público, durante o evento. Cerca de 500 mudas foram doadas.