O Projeto ‘Museu Catavento: Ciência que vai até você’ foi realizado em Bauru do dia 4 de outubro até quarta-feira (8). O projeto integra o Programa CultSP, da Secretaria de Estado de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e tem como objetivo promover a interiorização da cultura e ampliar o acesso ao conhecimento em diversas regiões do estado de São Paulo. A Carreta Itinerante ficou no Museu Ferroviário Regional de Bauru, no Centro. A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Cultura, apoiou a realização da ação no município.
Ao todo, foram 2.165 visitantes. Somente no sábado (4) e no domingo (5), quando a visitação foi aberta ao público, 1.185 pessoas estiveram no projeto. Os demais visitantes foram nos outros dias, em grupos escolares previamente agendados com a Secretaria de Cultura.
O veículo trouxe réplicas de instalações consagradas do Museu Catavento, além de oficinas educativas que democratizam o acesso à ciência, inspirando novas gerações por meio de atividades interativas e lúdicas. A estrutura contou com nove experiências científicas nas áreas de física, química, biologia, geografia e história.
Entre os destaques estavam o Gerador de Van de Graaff, que faz os cabelos se arrepiarem devido à tensão elétrica; uma bicicleta ergométrica geradora de energia; uma maquete tridimensional do núcleo da Terra; e monitores que reproduzem o canto de 30 espécies de aves brasileiras.
A exposição também incluiu outros equipamentos presentes nas seções permanentes do museu, como um simulador do movimento de uma bailarina, que demonstra variações de velocidade; a curiosa ‘pista de embriaguez’; e um experimento que aborda a polaridade das moléculas, usando água e óleo. A entrada foi gratuita e teve como objetivo popularizar a ciência e o conhecimento.
