A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria da Educação, entrou na etapa final das obras da primeira escola com construção offsite modular do município, no quarteirão 8 da rua Padre João, no Altos da Cidade. A Emeii Jurandir de Mattos Jardim terá capacidade para atender até 88 alunos da educação infantil. O método de construção modular é mais rápido, com estrutura de aço e colunas verticais, horizontais e vigas construídas em uma grade retangular para apoiar o chão, teto e paredes.
As etapas preliminares foram realizadas nos últimos meses, como limpeza da área, implantação de estacas e construção das bases dos espaços que receberão as estruturas pré-moldadas. Com a conclusão dos serviços preliminares, a montagem dos materiais teve início nesta segunda-feira (10). As estruturas foram produzidas na sede da empresa, sendo transportada por caminhões até a construção, onde a montagem é concluída.
O investimento é de R$ 4.871.014,93, com recursos próprios do município. O valor inclui a elaboração dos projetos complementares e a construção. A empresa Taec Módulos Ltda, vencedora da licitação, é a responsável pela obra. A previsão é que a escola seja concluída no começo do ano que vem, ampliando a oferta de vagas na educação infantil de Bauru.
INVESTIMENTO EM NOVAS VAGAS
Na última semana, a prefeitura entregou a Emeii Luís Carlos Venturini, no Núcleo Fortunato Rocha Lima. Nos próximos dias, será inaugurado o novo prédio da Emei Apparecida Pereira Pezzatto, na Vila Giunta. O prédio que abrigou provisoriamente esta escola será reformado e entregue no começo do ano que vem, sendo uma nova unidade, a Emeii Padre Carlos Antonio Pessoa.
Além da creche na rua Padre João, outras obras estão sendo realizadas, com previsão de entrega para o ano que vem, que são a construção da Emeii Padre Buenaventura Ramirez, no Parque Bauru, a reforma e ampliação da Emef Dirce Boemer Guedes de Azevedo, no Parque Bauru, e a reforma e ampliação da Emei Vera Lúcia Cury Savi, no Nova Esperança. Também está em construção uma creche no Granja Cecília, que está sendo realizada pelo Estado, com parte dos recursos do município. Por fim, está em fase de licitação a reforma da Emef Alzira Cardoso, no Jardim Chapadão.
Com os investimentos, Bauru terá ampliação de vagas, assim como já aconteceu nos últimos anos, quando diversas escolas foram concluídas e entregues, reduzindo consideravelmente a fila de espera por vagas em creches.
