Banda Sinfônica Municipal de Bauru se apresenta na Sala São Paulo neste sábado

A Banda Sinfônica Municipal de Bauru viverá um dos momentos mais importantes de sua história neste sábado, quando sobe ao palco da tradicional Sala São Paulo para uma apresentação especial dentro da Série Concertos Matinais 2026, promovida pela Fundação OSESP. O concerto acontece às 11h, em um dos mais prestigiados espaços culturais da América Latina, reconhecido internacionalmente por sua excelência acústica e por receber grandes orquestras e conjuntos sinfônicos do Brasil e do exterior.
A participação da Banda Sinfônica Municipal ocorre por meio de convite oficial da Fundação OSESP, representando um importante reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Bauru ao longo de mais de duas décadas. Fundada em 2002 e mantida por Bauru, por meio da secretaria de cultura, a Banda Sinfônica Municipal é formada por jovens músicos com idades diversas e tem como missão promover a formação artística, musical e cidadã de seus integrantes. Ao longo de seus 24 anos de existência, consolidou-se como um dos mais importantes projetos culturais do município, revelando talentos e ampliando o acesso à educação musical.
Sob a regência do maestro Devanildo Balmant, a Banda apresentará um repertório que reúne importantes compositores da música para bandas sinfônicas. O programa inclui obras como English Folk Song Suite, de Ralph Vaughan Williams; Primeira Suíte, de Gustav Holst; Lincolnshire Posy, de Percy Grainger; além das composições brasileiras Mar que Fala Português e Atlântida, de Gilson Santos, e Suíte Nordestina, de José Ursicino da Silva.
Para a secretaria de cultura, a participação da Banda Sinfônica Municipal na programação da Sala São Paulo demonstra a força dos investimentos realizados na formação cultural e artística do município, sendo uma conquista para os músicos e para Bauru, que estará representada em um dos palcos mais importantes do mundo. A apresentação simboliza o resultado de anos de dedicação, estudo e compromisso com a música, reforçando o papel da cultura como instrumento de transformação social e desenvolvimento humano.