Bauru é selecionada no Novo PAC para construir unidade de saúde no Jardim Ouro Verde

O município de Bauru foi contemplado com uma nova unidade de saúde na região do Jardim Ouro Verde. A solicitação, realizada pela Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, foi selecionada pelo Ministério da Saúde, no Novo PAC, com o valor de R$ 4.306.000,00. A Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Ouro Verde será de porte IV, visando atender 16.247 moradores, distribuídos por 7.246 domicílios do Jardim Ouro Verde, Granja Cecília, Jardim Ferraz, Jardim Solange, Jardim Vitória, e dos Residenciais Parque dos Sabiás I e II, Monte Verde Mais, e Monte Verde I, II e III.

A unidade de saúde vai atender serviços como consultas médicas, exames, vacinação, atendimento odontológico, assistência social e programas de promoção à saúde. A região do Jardim Ouro Verde foi escolhida pois não possui unidades básicas no entorno, sendo as mais próximas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Independência, a 3,5 quilômetros, e a do Jussara/Celina, a 4,5 quilômetros. As duas unidades serão desafogadas com a criação da USF do Jardim Ouro Verde. A região apresentou crescimento populacional nos últimos anos, o que aumenta a necessidade de novos serviços.

A unidade de saúde vai funcionar no quarteirão 6 da rua Professor Isaac Portal Roldan, no Jardim Ouro Verde. A Secretaria de Saúde vai iniciar a preparação da licitação, e a contratação deverá ser integrada, portanto a empresa vencedora deverá elaborar os projetos necessário e a construção.

OUTROS INVESTIMENTOS
A Prefeitura de Bauru segue com outros investimentos em novas unidades de saúde, aprovados no Novo PAC no ano passado. Estão em fase de licitação para a construção o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, que terá funcionamento 24 horas, e duas USFs, sendo uma no Núcleo 9 de Julho/Fortunato Rocha Lima, e a outra no Parque Roosevelt.

O CAPS III será construído em uma área na avenida do Hipódromo, no Jardim Olímpico, na região do Núcleo Geisel. O espaço permitirá que o atendimento de pacientes de saúde mental seja realizado de forma adequada, com instalações apropriadas para o serviço. O prédio terá área construída de 736 metros quadrados, de acordo com o projeto básico.

A USF do 9 de Julho/Fortunato Rocha Lima será construída no quarteirão 2 da rua Benedito Daniel, no Núcleo Fortunato Rocha Lima. A USF funciona atualmente em um prédio que não comporta adequadamente as necessidades, e com o novo imóvel ainda será possível ampliar a cobertura para a população desta região. Já a USF do Parque Roosevelt será uma nova unidade de saúde, no quarteirão 12 da alameda Sócrates, o que permitirá a implantação da estratégia de saúde da família no Parque Roosevelt.

Nos últimos anos, o município está investindo na ampliação dos serviços de saúde, especialmente na atenção primária. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Bela Vista, Geisel, Mary Dota e Independência tiveram o funcionamento ampliado de segunda a sexta-feira até às 23h, e aos sábados das 8h às 18h. As demais UBS também tiveram ampliação do funcionamento de segunda a sexta-feira até às 19h. Já as USFs do Jardim Godoy, Santa Edwirges, Vila São Paulo e Vila Dutra funcionam de segunda a sexta-feira até às 22h, buscando facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.